Travessia

by

Há 15 anos atrás, 3 alunas do Colégio Pedro II da unidade Engenho Novo levaram uma idéia ao diretor da unidade: criar um jornal dos alunos que não fosse vinculado com o grêmio escolar. Contra todas as expectativas, inclusive dos funcionários do colégio que quase nos impediram de chegar à sala do diretor munidas de tão estapafúrdia idéia, o jornal foi criado e distribuído no início do ano seguinte.

Falava sobre atualidades, poesia, história, continha frases engraçadas dos alunos… Entrevistamos então, Carmem Moreno, que visitou a escola. Nós estávamos fascinadas pelo espetáculo “Ambulâncias na contra-mão” do grupo Muito Prazer que apresentava várias mulheres poetas. Ali, ouvimos pela primeira vez nomes como Elisa Lucinda e Leila Míccolis.

Frequentamos a Oficina Literária dinamizada pela professora Lena Jesus Ponte que teve também a visita de Wanderlino Teixeira. O hábito da leitura foi intensificado e fomos apresentados a diversos autores: Adélia Prado, Chacal, Mario Quintana, etc…

O jornal durou muito pouco  – apenas uma edição. Mas deixou boas lembranças e muitas outras histórias a serem contadas.

Nesses 15 anos que se passaram, pudemos conhecer alguns de nossos ídolos: Chacal, Adélia Prado, Bartolomeu Campos Queirós… E cultivamos ainda mais o gosto pela leitura e pela escrita… Faz pelo menos 15 anos que essa revista nasceu: com a idéia de que podíamos não só consumir como participar.

 


foto e arte da "capa" de Adriana Oliveira

 

Anúncios

Uma resposta to “Travessia”

  1. Natasha Says:

    Que emoção… QUE EMOÇÃO. Parabéns por toda a TRAVESSIA, mais que linda! E obrigada pela companhia, nas formas possíveis e impossíveis. Que venham e se mantenham histórias mambembes e lindas como esta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: