Poesia Hoje

by

poemas de Adriana Monteiro de Barros

METAMORFOSE

Sombra genuína em meu corpo,
carrega um rio seco que amputa ossos e dentes.
Melancolia e melodias, um atalho…
um pouco do tudo que a vida se mostrou,
sem cacos em gestos repetidos.
Meus medos gemem e uivam feito lobos atrás de carniça.
Eis o meu corpo atado como estilhaço.
Eis o fel que escorre do coração
sobre mãos que insistem em perpetuar alguns versos no escuro da hora.
Eis-me aqui quase inteira para o seu repasto.

MEU PÉ DIREITO

As vozes que escuto são frias,
como frio é o sangue que desliza pelos poros.
Há dias conto os dedos do pé,
entre devaneios de coca-cola e algum prazer.
Vivo a me quebrar.
Quebro a perna, cara, coração…
Mas cara não se enfaixa, se expõe a cicatriz.
Mansa e calmamente então, definho na veia
e nos veios dos descaminhos.
A monotonia dos dias chega de lento
como as coisas que ainda planejo fazer.
E quando a noite me cai com seus olhos negros
e me sobrevoa driblando tantas dores
e outros gritos…
Com ela vomito cicatrizes
e alguns cacos de vidro.

Adriana Monteiro de Barros é carioca, mãe, atriz, jornalista e poeta por opção. Em 2004, venceu o III Festival Carioca de Poesia, organizado pelo grupo, Poesia Simplesmente e, no ano seguinte, foi homenageada com uma Moção Honrosa pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

Já participou de diversas antologias e agendas como Livro da Tribo (2007) e Brasil Retratos Poéticos (2008). Volta e meia pode ser vista em diferentes eventos da cidade como Dizer Poesia (Corujão na Livraria Letras e Expressões), Ponte de Versos e o Santa Poesia durante a Semana Santa em Santa Teresa.

Em 2006, integrou o grupo Movimento Letras Poéticas no Rio Design Leblon e atualmente faz parte do grupo Abismos Poéticos,  que se apresenta em diversos momentos culturais da cidade. Seu trabalho e alguns poemas podem ser conferidos no blog da autora.

Deixe um comentário

